segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Dia de Combate a Tuberculose é comemorado com Atividades na Atenção Básica.


       Dia 24 de Março é comemorado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose.
      A tuberculose é uma das doenças infecto-contagiosas mais antigas de que se tem notícia, mas que ainda aflige a população na atualidade. É causada por uma micobactéria chamada Mycobacterium tuberculosis( Bacilo de Koch), que afeta tanto os pulmões como diversos outros órgãos do corpo - pleura, intestino, rins, ossos, etc.
     A disseminação se faz através da tosse, espirro e fala de pessoas com a doença pulmonar ativa. O contágio é determinado pelo contato próximo, prolongado e em ambientes sem ventilação e sem luz solar. É importante que as pessoas estejam atentas para os sintomas da tuberculose: tosse por mais de três semanas, seja seca ou produtiva, febre no final do dia, falta de apetite, emagrecimento e cansaço fácil. Se o tratamento for feito de forma completa, ou seja, por seis meses, a cura é de 100%.
    A Prefeitura de Abaré, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu atividades de diagnóstico, orientação e prevenção em toda a Rede de Atenção Básica. A programação serviu de alerta para a população.
   Cada Unidade de Saúde da Família (USF) definiu sua própria agenda, de acordo com as características e necessidades da comunidade que acessa o serviço. O objetivo foi informar sobre a doença e fazer com que pessoas com sintomas possam ser diagnosticadas.
     A Prefeitura Municipal de Abaré conta com o Programa de Controle da Tuberculose totalmente descentralizado, ou seja, todas as USF’s possuem profissionais capacitados para diagnosticar e acompanhar os pacientes, além de oferecer as medicações de forma gratuita.










Campanha de Multivacinação tem balanço positivo no Município de Abaré - BA



        A Campanha de Multivacinação teve como objetivo avaliar criteriosamente as cadernetas de saúde das crianças, atualizando o esquema vacinal de acordo com o calendário básico de vacinação.
No Município de Abaré, as 08 Unidades de Saúde da Família atenderam 1.245 crianças, sendo que destas, 326 aproveitaram para fazer a atualização do cartão recebendo as doses das vacinas.
A Campanha contou com as duas novas vacinas que o Ministério da Saúde incluiu no calendário vacinal: A pentavalente, que reúne em uma só dose a proteção contra cinco doenças (difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus influenza tipo b e hepatite B) e a vacina inativada contra poliomielite (VIP), que não conterá mais o vírus “vivo” e passará a ser aplicada por meio de injeção.
De acordo com a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica Sheilla Brito Freitas, os números foram positivos e as metas atingidas, mas as mães que ainda não levaram os filhos para receber a vacina não devem se preocupar. “A campanha finalizou dia 24, mas a população deve ficar tranqüila e procurar as Unidades Básicas de Saúde com o cartão para a atualização, que poderá ser feita em qualquer época do ano”, explicou.







Ações Educativas movimentam Dia Mundial de Combate as Hepatites Virais no Município de Abaré


Em comemoração ao Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, as 8(oito) Equipes de Saúde da Família do Município de Abaré, realizaram no período de 23 a 28/07 diversas atividades educativas e preventivas para Hepatites Virais junto à população. 
A programação incluiu palestras nas Unidades de Saúde e em Escolas, Vacinação em praça pública, distribuição de preservativos, além de blitz educativas, com entrega de material informativo sobre os principais tipos da doença, suas formas de transmissão e medidas de prevenção recomendadas.
Os Profissionais de Saúde intensificaram as orientações sobre Hepatites Virais e enfatizaram a importância da imunização, alertando os grupos de maior vulnerabilidade à doença (manicures, podólogos, tatuadores, trabalhadores de saúde, policiais, carcereiros, coletadores de lixo, entre outros.
“A Coordenadora da Vigilância Epidemiológica explica que o objetivo da mobilização é prevenir e estimular a busca pelo diagnóstico, alertando para o fato de que a doença oferece riscos, mesmo sem sintomas aparentes”, frisa Sheilla Brito.







 


quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Grupo de gestantes promovidos pelas Equipes de Saúde da Família do Município de Abaré.


Com o objetivo de contribuir com a melhoria da qualidade da assistência prestada á mulher durante o ciclo gravídico-puerperal, as Equipes de Saúde da Família implantaram o grupo de gestantes.
Durante o grupo os Profissionais de Saúde das USF’s desenvolvem escuta qualificada a fim de compreender o que as mães sentem e pensam, além de oferecer condições para que estas sejam capazes de tomar decisões.
Esse momento permite proporcionar  as gestantes assistidas à socialização, esclarecimento de dúvidas que surgem nesta fase, assim como prepará-las para o parto natural e o aleitamento materno,.
O grupo de gestantes terá encontros mensais, os quais serão realizados na própria Unidade de Saúde.