sexta-feira, 27 de setembro de 2013

EQUIPE DO NASF (NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA) SE REÚNE PARA PLANEJAR AÇÕES QUE SERÃO EXECUTADAS NO MÊS DE OUTUBRO.

A Coordenadora do NASF Rybria Torres, se reuniu sexta feira dia 27.09.13, com a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Abaré,  composta por:  Educador Físico Cícero Justino,  Farmacêutico Leonardo Carvalho,  Fonoaudióloga Érica Alves,  Assistente Social Uelma Dircy , Psicóloga Darla Rodrigues e a Nutricionista Laís Matos, para realizar o planejamento das ações que serão executadas durante mês de outubro.

O NASF em Abaré é uma estratégia inovadora tem por objetivo apoiar, ampliar, aperfeiçoar a atenção e a gestão da saúde nas Unidades de Saúde da Família. 

Fonte: SMS  Por: Rybria Torres e Micherli Souza






quarta-feira, 25 de setembro de 2013

A EQUIPE DA USF NOSSA SENHORA APARECIDA REALIZA ATIVIDADES EDUCATIVA SOBRE SAÚDE BUCAL E ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL NO CENTRO EDUCACIONAL EBENEZER


   A escola é um ambiente propício para o desenvolvimento de Programas de Saúde e implementação de medidas preventivas, como hábitos de higiene bucal e Alimentação Saudável.
   Preocupados com a saúde dos escolares e dando inicio ao Programa Saúde na Escola - PSE, a Secretaria Municipal de Saúde juntamente com a Equipe de Saúde da Família Nossa Senhora Aparecida realizaram atividades Educativas com os 72 alunos do Centro Educacional Ebenezer.
  Houve apresentação de vídeos e palestras com a Nutricionista Laís Matos, com a Enfermeira Valdenusia Neres  e o odontólogo Antonio Iderlan.
  Foi realizada escovação supervisionada, aferição de medidas antropométricas, atualização do cartão de vacina e no final houve distribuição de escovas.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde, Por: Micherli Souza.   



































segunda-feira, 23 de setembro de 2013

A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE ABARÉ REALIZA CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTI – RABICA ANIMAL

A raiva é uma doença letal que pode causar a morte, tanto do animal quanto das pessoas infectados quando o tratamento não for realizado de forma adequada. Uma forma eficaz de prevenir a transmissão desta doença é vacinar os animais. 
         Considerando ser atualmente a Campanha de Vacinação Anti-rábica Animal a principal medida profilática no controle da raiva, a Secretaria Municipal de Saúde de Abaré implementou ações durante a realização da Campanha, visando preservar a saúde de toda a população.
        A Campanha de vacinação Anti-rábica Animal ocorre no período de 15/09 a 07/10/13, tendo como slogan “Não vai deixar seu bichinho com raiva,vai?”, os vacinadores estão percorrendo  toda a zona rural, vacinando os animais nas próprias residências e no dia 21.09 foi realizado o dia “D” na Sede do Município. A Vacinação é indiscriminada, imunizando todos os animais (cães e gatos).

Por Micherli Souza















quarta-feira, 18 de setembro de 2013

DANDO CONTINUIDADE A CAMPANHA MUNICIPAL DE SAÚDE HOMEM A UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA SÃO FRANCISCO REALIZA ATIVIDADE EDUCATIVA

A Saúde do Homem caracteriza um desafio para o Município de Abaré tendo em vista, a baixa procura do atendimento pela população masculina.  

O Município de Abaré, preocupado com a saúde deste publico implantou o Programa de Atenção Integral à Saúde do Homem.

A Enfermeira da Unidade de Saúde da Família São Francisco Williana Aciole, realizou atendimentos de Enfermagem e atividade educativa embasando os temas: Câncer de Próstata, Andropausa, Auto-cuidado e  Disfunção Erétil.


 Por: Micherli Souza e Gilca Moraes