quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Grupo "Cuidando do Cuidador" do USF São Francisco, realizado pelo NASF.

O NASF começou a desenvolver mensalmente um grupo destinados aos profissionais de saúde da USF São Francisco. Abrange todos os funcionários que prestam assistência a população e que também merecem ser bem cuidados.
Na ocasião foram realizadas atividades com a Fisioterapeuta do NASF, Rybria Torres e a Assistente Social Uelma Dircy, com alongamentos e uma sessão de relaxamento, promovendo o bem estar de todos!







NASF dá início ao grupo de gestantes do USF Santo Antônio

A equipe do NASF deu início ao grupo de gestantes. Visando mostrar as gestantes a importância dos cuidados com a saúde bucal delas e dos seus bebês, bem como necessidade de realizar atividades físicas na prevenção e promoção da saúde. As atividades foram desenvolvidas em parceria com a Odontóloga Roberta Tavares e com a Fisioterapeuta do NASF, Rybria Torres.




quarta-feira, 27 de novembro de 2013

NASF realizou atividade sobre Violência nas Escolas

No dia 21 de novembro a psicóloga do NASF, Darla Rodrigues, realizou atividade educativa com os alunos da Escola Edésio Tolentino com o tema Violência na Escola, dando ênfase maior ao Bullying. A atividade atingiu todos os alunos da escola com faixa etária entre 4 e 9 anos de idade.


segunda-feira, 25 de novembro de 2013

NASF promove aula de Step-aerobia

Na quinta-feira passada, dia 21 de novembro, o NASF promoveu a primeira aula de step-aerobia. Estas aulas irão acontecer todas as quintas-feiras a partir das 18h na Academia da Saúde.






terça-feira, 12 de novembro de 2013

VACINAÇÃO É PERMANENTE NA UNIDADE DO SÃO FRANCISCO 

O Programa Nacional de Imunização preconiza que deve haver uma cobertura de pelo menos 95% de imunização das crianças.





A unidade de Saúde da Família do São Francisco além de executar as campanhas de vacina, faz ainda atendimentos outros para garantir essa cobertura e um nível de prevenção de doenças para as crianças da área.
AGOSTO AZUL ACONTECEU EM ABARÉ

Enquanto na maioria do país, vive-se o novembro azul, em Abaré as unidades promoveram vários encontros nas unidades com a população masculina.


 As equipes denominaram esse movimento de AGOSTO AZUL. Nesse período os homens foram abordados nas unidades onde receberam orientações sobre vários assuntos de interesse da saúde do homem.


Nas figuras, pode-se perceber a atuação da equipe da unidade do São Francisco.
PROFISSIONAIS DO NASF ALERTAM SOBRE O CÂNCER DE MAMA NA ÁREA DO UMBUZEIRO

A Psicóloga e a Assistente Social do Núcleo de Apoio ao Saúde da Família (NASF) estiveram no Umbuzeiro para fazer uma abordagem educativa sobre a saúde das mamas.




A reunião prestou informações sobre cuidados com as mamas e prevenção para o câncer de mama.

As profissionais orientaram ainda sobre o autoexame e distribuíram materiais educativos.
EDUCAÇÃO POSTURAL É TEMA EXPOSTO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA UNIDADE DO SÃO FRANCISCO

Estiveram reunidos na Unidade do Saúde da Família a Fisioterapeuta do NASF e equipe para falar para as crianças sobre educação postural. O tema foi escolhido porque é comum para os estudantes adotarem posturas inadequadas. O ato de estudar condiciona os alunos a essas posturas e pode originar doenças.




Nessa perspectiva esse encontro foi realizado para levar conhecimentos para as crianças e induzir um comportamento que privilegie a saúde.

O Dentista do Saúde da Família aproveitou o momento para ensinar escovação dental e a importância de uma higiene adequada.


TRABALHO MULTIPROFISSIONAL LEVA EDUCAÇÃO PARA AS CRIANÇAS PARA A EQUIPE DO NOSSA SENHORA APARECIDA

Na área da equipe da Estratégia Saúde da Família de Nossa Senhora Aparecida, foi realizado recentemente trabalho educativo com as crianças da área dando orientações sobre alimentação saudável.



A reunião envolveu crianças da área e contou com a participação da Nutricionista do NASF, Dentista e Enfermeira da equipe.



O Dentista aproveitou o momento para realizar atividade de escovação supervisionada com as crianças.


Esse é o tipo de trabalho que vem sendo feito em várias áreas do Saúde da Família buscando educar o ser humano a promover sua própria saúde. Os profissionais entendem que esse ensino começa cedo porque as crianças estão mais receptivas ao conhecimento.