segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Médico da equipe da ESF Icozeira ministra palestra na Faculdade de Medicina do Cariri

Nesta última segunda-feira, 16/12/2013, Dr. Joel Nobre, médico da Estratégia Saúde da Família em Abaré ministrou palestra sobre o Projeto SODIS que ele a equipe tem executado na comunidade. 



O sistema SODIS é uma tecnologia empregada para desinfecção de água por meio da radiação solar, referendada por órgãos internacionais como a Organização Mundial de Saúde e o Fundo das Nações Unidas para a Infância . 

Dr. Joel Nobre foi convidado pelo Professor Alberto Malta Junior, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Cariri. De acordo com o professor Alberto a experiência realizada pela equipe é o testemunho evidente de como pequenas ações podem beneficiar as pessoas. "O projeto é uma oportunidade ímpar de garantir água potável para as pessoas e servindo para prevenir doenças e custos desnecessários para o SUS" disse ele.
Foto da Faculdade de Medicina - Universidade federal do Cariri - Fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki
Após fazer sua palestra, Dr. Joel esclareceu algumas dúvidas apresentadas pelos acadêmicos e mostrou contentamento com a intervenção. De acordo com Dr Joel, após a implementação da experiência os números de casos de diarreia e hepatite A foram reduzidos. 

Para finalizar, o professor Alberto fez comentários sobre o Sistema Único de Saúde, o controle sanitário da água e a importância da água para a saúde humana. 

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Palestra dobre Violência contra a mulher, DST no Pambu

No dia 10 de dezembro o NASF juntamente com a USF Pambu, realizou na escola palestra sobre os mais variados temas. Entre eles: Violência contra a mulher, DST, Atividade Física.
Estiveram presentes a Assistente Social Uelma Dircy, o Educador Físico Paulo Victor, a Psicóloga Darla Rodrigues - todos são da equipe do NASF -  e, a Enfeimeira da USF Daiane.



Palestra sobre Poluição Sonora - NASF

Nossa Fonoaudióloga do NASF, Erica Rodrigues, em uma palestra para os alunos da Escola da Agrovila 18, sobre a poluição sonora e os cuidados no uso de fone de ouvido. Muito importante!!!




NASF realiza grupo de Gestantes USF Josino Soares

No dia 05 de dezembro de 2013 foi realizada atividade educativa e prática corporal com o grupo de gestantes do Povoado Icozeira, com a Enfermeira da USF, Danuse Mirelle, e as profissionais do NASF, Fonoaudióloga Érica Rodrigues e a Fisioterapeuta Rybria Torres.
Foram abordados os temas: Incentivo ao aleitamento materno, Aspectos fonoaudiológicos da amamentação e Atividade Física em gestantes.
Ao final, houve prática de exercícios de alongamento e fortalecimento, e sorteio de presentes para as gestantes.