quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

AS 07 UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE ABARÉ, PARTICIPANTES DO PMAQ RECEBEM AVALIAÇÃO EXTERNA

Nos dias 27 e 28/01/2014 as Equipes de Saúde da Família do Município de Abaré receberam a visita dos Avaliadores Externos do PMAQ – Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica.
No ano de 2012 a Gestão realizou a Adesão de 03 (três) Equipes.  Em 2013 com a experiência positiva que a implantação do Programa trouxe no processo de trabalho das Equipes e visando o fortalecimento da Atenção Primária, realizamos a Adesão de mais 04 (quatro) Equipes. Hoje, 07 (sete) Equipes de Saúde da Família (Santo Antônio, Nossa Senhora Aparecida, São José, Irmã Dulce, Umbuzeiro, São Francisco e Josino Soares) do Município de Abaré são integrantes do PMAQ.
Durante a avaliação externa foram avaliados: infra-estrutura, equipamentos, disponibilização de medicamentos  e a satisfação dos usuários.
A Coordenadora da Atenção Básica Gilca Moraes refere que o programa traduz o desejo da Gestão e das equipes em Promover Saúde de Qualidade e com maior acesso à população.
A Secretária Municipal de Saúde Sheilla Brito afirma que a expectativa é muito grande, pois o objetivo é que todas as adequações estejam de acordo com as exigências.  Após a avaliação o Ministério da Saúde dará a nota de cada Unidade de Saúde da Família e com isto ao final do processo avaliatório as notas repercutem em um incentivo financeiro para as Equipes.
A Secretária agradece a todas as Equipes de Saúde da Família integrantes do PMAQ, ao Apoio Institucional e a Coordenação da Atenção Básica pelo esforço, dedicação e cooperação. Sem a participação intensa e compartilhada seria muito difícil desenvolver as ações.       


Fonte: SMS Por: Micherli Souza


Equipe da USF São Francisco e Integrantes da Comissão de 
Avaliação Externa do PMAQ

Equipe da USF São José e Integrantes da Comissão de
Avaliação Externa do PMAQ
Equipe da USF Irmã Dulce e Integrantes da Comissão de
Avaliação Externa do PMAQ

Enfermeira  da USF Nossa Senhora Aparecida e Integrante da
Comissão de  
Avaliação Externa do PMAQ

Técnico de Enfermagem da USF Nossa Senhora Aparecida e
Integrante da Comissão de  
Avaliação Externa do PMAQ.

Odontólogo da USF Nossa Senhora Aparecida e
Integrante da Comissão de  
Avaliação Externa do PMAQ.
Técnico de Enfermagem da USF Nossa Senhora Aparecida e
Integrante da Comissão de  
Avaliação Externa do PMAQ.


Integrantes da Comissão de  Avaliação Externa do PMAQ
entrevistando usuários da USF Santo Antônio 



Equipe da USF Josino Soares e Integrantes da Comissão de
Avaliação Externa do PMAQ






NASF "Cuidando do cuidador" - USF Josino Soares

Dia 27 de janeiro o Farmacêutico do NASF, Leonardo Carvalho, realizou na Unidade de Saúde da Família Josino Soares o grupo "Cuidando do Cuidador". O Grupo "Cuidando do Cuidador" tem como público alvo os profissionais das USF, com atividades de capacitação, exercícios e relaxamento, com a equipe multiprofissional do NASF.
 
A Enfermeira da USF, Danuse Mirelle, também participou da atividade que teve como tema "O uso racional de medicamentos".
 
O palestrante abordou temas como cuidado com a medicação, armazenamento, distribuição, horários padronizados, administração de medicamentos, plano de medicação diária (impressos com vários relógios desenhados), interação medicamentosa e alimentar.
 
 
 



 

O MUNICÍPIO DE ABARÉ INAUGURA A BASE DO SAMU - SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA

Com o objetivo de garantir o atendimento de urgência e emergência à toda população Abareense, foi inaugurada neste Sábado, 25 de Janeiro, a base da Unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Diversas autoridades locais e regionais estiveram presentes.
O serviço tão aguardado por toda população abareense, foi idealizado ainda na gestão do Ex Prefeito e atual Secretário de Administração Delísio Oliveira, sendo concretizado pelo atual gestor, Benedito Pedro da Cruz, que mostrou - se bastante realizado com mais uma conquista para a comunidade. Na oportunidade também foi entregue a população a UTI Móvel, adquirida com recurso próprio do Município.
O SAMU funcionará 24 horas por dia e terá como finalidade prestar socorro à população atendendo às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco - obstétrica e de saúde mental. O atendimento de urgência e emergência do SAMU é feito nas residências, locais de trabalho ou vias públicas. Além de reduzir o número de óbitos, o serviço diminui o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce.
A unidade contará com uma Ambulância de Suporte Básico e 08 (oito) profissionais Técnicos de Enfermagem e Condutores Socorristas, devidamente capacitados, sendo coordenados pela Enfermeira Priscilla Reis. O socorro será prestado após chamada gratuita para o link 192 (através de Telefone Fixo ou Público) devido às limitações das operadoras de telefonia móvel em nosso Município.
A Secretária Municipal de Saúde, Sheilla Brito, não deixou de lembrar das dificuldades financeiras enfrentadas, porém revelou que está muito feliz com a inauguração do SAMU, pelo suporte que o serviço dará no fortalecimento da Saúde Municipal. “Penso que as dificuldades sempre devem ser vistas como degraus e não como barreiras. Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas continuaremos buscando novos projetos visando o desenvolvimento municipal, a implantação do SAMU é um exemplo  claro disso”, ressaltou.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde. 






terça-feira, 28 de janeiro de 2014

NASF realiza monitoramento das farmácias nas USFs.

Durante o mês de janeiro, foram realizadas pelo Farmacêutico do NASF, Leonardo Carvalho, o monitoramento das Farmácias das USF do Município de Abaré.

 Foram implantados, em todas as Unidades, os Protocolos de Entrada e Saída, controle de validade dos medicamentos, assim como o registro dos pacientes devidamente cadastrados no SUS. Foram realizadas também orientações aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) sobre como preencher o protocolo e a importância de estar sempre organizado as farmácias das unidades.


 

O NASF realizou o Grupo de Gestantes no USF Irmã Dulce

No dia 23 de janeiro foi realizado o primeiro encontro do Grupo de Gestantes do UFS Irmã Dulce, estavam presentes a Psicóloga Darla Rodrigues e a Fonoaudióloga Érica Rodrigues .
 
A fonoaudióloga Érica falou sobre amamentação, a importância do aleitamento materno, sobre os danos que o uso excessivo da mamadeira pode causar ao bebê. Orientou as gestantes quanto a posição correta de segurar o bebê na hora da amamentação.

A Psicóloga Darla realizou a dinâmica "linha da vida" na qual as gestantes colocavam no papel a linha da vida de cada uma. Escreveram e falaram sobre suas experiências com gestações anteriores, relações familiares, relação conjugal. Em seguida, falaram sobre suas expectativas com relação a seus filhos e o futuro. Vale ressaltar que foi encontrado no USF Irmã Dulce um número muito elevado de adolescentes grávidas



 
 






Grupo de Gestantes no USF São José em Ibó - NASF

Atividade do NASF foi desenvolvida pelo o Educador Físico Paulo Victor Barros e a Fonoaudióloga Erica Rodrigues.

Paulo Victor falou sobre a importância da atividade física  na gestação, comentando sobre a duração, intensidade e quais os exercícios podem ser praticados. Foram desenvolvidos alongamentos e exercícios com o grupo, usando halteres, therabands, bola suíça e colchonetes, trabalhamos membros superiores e inferiores.



 A Fonoaudióloga Erica Rodrigues falou sobre o incentivo ao aleitamento materno, deu explicações as cerca dos malefícios do uso da mamadeira e chupeta.










 

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Atividade Educativa é desenvolvida pelo NASF com ACS.

No dia 23 de janeiro, foi realizada na USF São José, em Ibó, uma atividade educativa com as Agentes Comunitárias de Saúde, pela Fisioterapeuta do NASF, Rybria Torres e pela enfermeira da Unidade, Samara Janielle Alves M. Soares.
Na ocasião, o tema abordado foi a Hanseníase: sua etiopatologia, meio de transmissão, a importância do diagnóstico e tratamento precoce.



quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Promoção a Saúde - NASF

Já de volta às atividades do NASF em 2014, com as aulas do Educador Físico Paulo Victor Barros, na Academia da Saúde de Abaré.
Lembrando que as aulas acontecem nas terças (step) e quintas-feiras (aeróbia), das 18:00 as 19:00h