quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Cuidando do Cuidador no USF São Francisco - NASF


Dia 19 de fevereiro o Farmacêutico do NASF, Leonardo Carvalho, realizou na Unidade de Saúde da Família São Francisco o grupo "Cuidando do Cuidador". O Grupo "Cuidando do Cuidador" tem como público alvo os profissionais das USF, com atividades de capacitação, exercícios e relaxamento, com a equipe multiprofissional do NASF.


 
O palestrante abordou temas como cuidado com a medicação, armazenamento, distribuição, horários padronizados, administração de medicamentos, plano de medicação diária (impressos com vários relógios desenhados), interação medicamentosa e alimentar.



Visitas domiciliares no USF Nossa SEnhora Aparecida


Dia 12 de fevereiro foram realizadas na cidade de Abaré 05 visitas domiciliares aos pacientes da USF Nossa Senhora Aparecida, agendadas em parceria com a enfermeira da unidade Kaline Ângelo. Participaram as ACS o Médico da Unidade Dr. Victor e a equipe do NASF: Fisioterapeuta Rybria Torres e o Farmacêutico Leonardo Carvalho.

Essas visitas são de grande importância para a orientação de atividades, esclarecemos sobre patologias, incentivo à vida saudável, entre outros aspectos, além de reforçar o vínculo entre a comunidade e os profissionais de saúde.


Grupo de gestantes USF São Francisco

NASF e USF SÃO FRANCISCO promovem Grupo de Gestantes.
O encontro aconteceu entre as gestantes da comunidade e da Fisioterapeuta do NASF, Rybria Torres, da Médica da USF,Zuley, da enfermeira Wiliana e das ACS.
Foi abordado o tema : Alterações Fisiológicas e Posturais na Gestação, com roda de conversa e vídeo educativo, bem como atividades de alongamento, fortalecimento e relaxamento para as gestantes, na promoção de uma gestação saudável.





NASF realiza atividade educativa sobre obesidade


A palestra foi realizada na Academia da Saúde de Abaré, falando sobre o tema Obesidade, suas complicações e a importância da atividade física na promoção de uma vida mais saudável. Participaram a Nutricionista Silsa Oliveira, o Educador Físico Paulo Victor Barros e a Fisioterapeuta Rybria Torres.
Esses encontros são muito importantes para elucidar as dúvidas da população e incentivar a mudança positiva de hábitos alimentares e físicos; além da troca de experiências e de saberes entre a comunidade e os profissionais de saúde.




Nasf realiza capacitação com ACS USF Santo Antônio


No dia 25 de fevereiro de 2014, o NASF realizou uma capacitação sobre o SUS: humanização, com as Agentes Comunitárias de Saúde da USF Santo Antonio. Participou da atividade a Psicóloga Darla Rodrigues.

O público alvo foram as ACS, foi explanado o tema SUS, seus objetivos, diretrizes e princípios. Houve uma breve conversa sobre o papel do ACS, sobre quais são suas atribuições e papel dentro da comunidade. Por fim, foi abordada a PNH- Política Nacional de Humanização, trazendo para as agentes o que vem a ser a política e suas diretrizes e princípios básicos. Falou-se da importância de ser um profissional humanizado. Encerramos a capacitação com um vídeo “O dia em que o SUS visitou o cidadão”.

Houve uma participação intensa das agentes, dando exemplos, falando sobre o dia-a-dia de trabalho. Falaram sobre a falta de interesse da comunidade em participar das atividades educativas que a USF elabora e convida. Ficou como sugestão para um próximo momento a realização de uma capacitação sobre “Mobilização Social”.