quinta-feira, 27 de março de 2014

APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA MEDICAMENTO EM CASA

                 O Programa Medicamento em Casa tem como ação busca não só assegurar o acesso dos pacientes aos medicamentos que tanto necessitam "já que os mesmos não terão mais que se deslocar para as unidades de saúde", mas contribuir para um melhor acompanhamento do estado de saúde de portadores de doenças crônicas como hipertensão e diabetes, assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
                 Tem como objetivo garantir o acesso a medicamentos essenciais a pacientes com diabetes e hipertensão; Garantir o acesso a anticoncepcionais orais e preservativos dos assistidos pelo Programa de Planejamento Familiar; Contribuir para o fortalecimento da Rede Básica de Saúde; Fortalecer a Assistência Farmacêutica Básica e Possibilitar a humanização da assistência através da redução das filas nas farmácias das Unidades Básicas e melhorar a adesão terapêutica e reduzir complicações a médio e longo prazo. Diante disto, no dia 13.03.14 o Município de Abaré proporcionou aos coordenadores das Unidades de Saúde da Família uma Capacitação sobre o Programa exposto.Teve como moderador o farmacêutico do Município, Stevan Carvalho.




                 

I OFICINA DE MORTALIDADE INFANTIL OFERECIDA PELO MUNICÍPIO DE ABARÉ

                  Na manhã desta quarta-feira dia 19.03.14, foi realizado a I oficina de Mortalidade Infantil  voltada para Gestores Municipal, Técnicos e coordenadores da Atenção Básica e Unidade Hospitalar, representantes da Secretaria de Ação Social, representante do Ministério Publico,representante da Pastoral da Criança, representante do Conselho de Saúde e representante do Conselho Tutelar.

                  O objetivo da oficina é discutir um plano de ações estratégicas para alcançar a meta de reduzir o índice de mortalidade entre crianças e recém-nascidos.
                  A Oficina teve como moderadores o Consultor da saúde, Alberto Malta e a Técnica da 10ª DIRES, a enfermeira Alderisa Leite. Segundo a Apoiadora Institucional da Atenção Básica, Viviane Filgueira, "Precisamos oferecer um pré-natal de qualidade, ter casas de apoio para essas mães, deixar claro onde cada uma terá o seu bebê. São as formas de viabilizar isso que discutiremos aqui", completou.











II REUNIÃO DO PROGRAMA DE SAÚDE NA ESCOLA (PSE)

               Programa Saúde na Escola (PSE) vem contribuir para o fortalecimento de ações na perspectiva do desenvolvimento integral e proporcionar à comunidade escolar a participação em programas e projetos que articulem saúde e educação, para o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens brasileiros. Essa iniciativa reconhece e acolhe as ações de integração entre saúde e educação já existentes e que têm impactado positivamente na qualidade de vida dos educandos.
                Foi realizado dia 13.03.14 o segundo encontro com os gestores da educação e os coordenadores das unidades de saúde da Família, que teve como pauta a determinação das datas das realizações das ações de Saúde nas Escolas.Foi abordado nesse momento a campanha da Vacinação do HPV e elaboração dessa campanha nas Escolas.





I ENCONTRO DO GRUPO INTERSETORIAL MUNICIPAL DO PROGRAMA DA SAÚDE NA ESCOLA ( GTI )

          O grupo Intersetorial do Município (GTI) tem como responsabilidade garantir os princípios e diretrizes do Programa de Saúde na Escola (PSE) no planejamento, monitoramento, avaliação e gestão do recurso de maneira integrada entre as equipes das escolas e das Unidades Básicas de Saúde/Saúde da Família.
           No dia 26.02.14 foi realizado a primeira reunião do GTI, que e composto por Viviane Filgueira (Apoio Institucional); Flavio Barbosa (Coordenador de Saúde Bucal); Suênia Flor (Coordenadora da Vigilância Sanitária); Rybria Torres (Coordenadora do NASF); Laise Cerqueira (Psicóloga da educação) e Laiara Rios (Represente da Educação).




I REUNIÃO DO PROGRAMA DE SAÚDE NA ESCOLA

               O Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007. As políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral. 
                      Tendo vista, a Apoiadora Institucional, Viviane Filgueira, realizou dia 19.02.14 a I Reunião com os gestores da educação e os coordenadores das unidades de Saúde da Família. Esse encontro teve com finalidade a apresentação do Plano de Ação do PSE 2014.


 

REUNIÃO MENSAL DO CONSULTOR DA SAÚDE COM GESTORES DA SAÚDE

            Foi realizado dia 11.02.14 a segunda reunião do ano de vigente do consultor da Saúde, Alberto Malta, junto com os gestores da saúde. 
                Teve como pauta analise dos nó críticos do Município de Abaré, planejamento da  I Oficina de Mortalidade Infantil e elaboração das ações de saúde.








O APOIO INSTITUCIONAL DA ATENÇÃO BASICA ARTICULA COM NASF PARA A REALIZAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO DO PROGRAMA DE SAÚDE NA ESCOLA (PSE) 2014

              A realização do Plano de Ação é uma instrumento de suma importância para o processo de trabalho do Programa de Saúde na Escola. é construido por meio de seus grupos gestores que tem com finalidade de planejar e organizar as ações trabalhada no PSE..
             Foi realizado no dia 29.01.14 aconteceu a reunião da Apoiadora Institucional da Atenção Básica, Viviane Filgueira, juntamente com NASF onde teve como pauta a construção do Plano De Ação 2014 do PSE.


quarta-feira, 26 de março de 2014

A UNIDADE DE SAÚDE SANTO ANTÔNIO COMEMORA " O DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA HANSENÍASE"

Em comemoração ao Dia Mundial de Luta contra Hanseníase e visando informar mais nossa clientela sobre esta patologia nos dias 5 e 6 de fevereiro a Equipe desta USF realizou ações relacionadas ao tema.
         Em 05.02.14 os ACSs da equipe foram à Feira Livre onde exploraram o assunto através da entrega de panfletos e do oferecimento de explicações sobre o tema aos transeuntes. Em 06.02.14 parte dos ACSs realizaram uma Palestra Educativa na própria USF, contando com a participação de 21 espectadores.  



A UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA SÃO JOSÉ CRIA GRUPO DE GESTANTE

Tendo em vista que a gravidez é um período delicado na vida de uma mulher e que muitas são as dúvidas em relação às mudanças no corpo e na mente destas mulheres, a enfermeira Samara Janielle Soares, realizou no dia 06 de março de 2012, na Unidade de Saúde da Família São José, uma “roda de gestantes”, ou seja, um grupo de gestantes no qual foi abordado o tema Gravidez em semanas: o que ocorre durante as 40 semanas de gestação, tanto nas futuras mamães como nos bebês que estão por vir.
Nos próximos encontros serão abordados temas voltados às necessidades observadas durante as consultas de pré-natal no decorrer da gestação.



UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA SÃO JOSÉ COMEMORA "O DIA MUNDIAL DA TUBERCULOSE"

No dia 24 de março é comemorado em todo território nacional, o Dia Mundial da Tuberculose, com este intuito, a Unidade de Saúde da Família São José comemorou, neste dia 18 de março de 2014, em sede da própria unidade a data acima referida.
Foi ministrada uma palestra educativa pela Enfermeira Samara Janielle Soares, a qual explicou o que é a doença, bem como as manifestações clínicas e tratamento, evidenciou a importância de procurar uma unidade de saúde e abriu espaço para debate e esclarecimento de dúvidas.Estiveram presentes pessoas de diferentes faixas-etária, houve entrega de panfletos educativos para todos os ouvintes.



Abaré participa do Projeto Saúde em Movimento “Oftalmologia” Mutirão de Cirurgias de Catarata no Município de Paulo Afonso.

A Secretaria Municipal da Saúde de Abaré em parceria com o Governo Estadual participou do Projeto Saúde em Movimento “Oftalmologia” (Programa de consultas e cirurgias oftalmológicas) no período de 11 a 18 de Março no Município de Paulo Afonso-BA. O público alvo foram usuários do SUS com idade acima de 60 anos e os cadastros foram realizados através das Unidades de Saúde da Família. Durante a execução do projeto foram realizadas uma média de 200 cirurgias de catarata em pacientes com esta faixa etária. O objetivo foi garantir a promoção da integralidade do atendimento e oferecer resolutividade aos serviços.
A equipe da Estratégia Saúde em Movimento é composta de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e pessoal de apoio. Nos atendimentos, os pacientes passaram por consulta ambulatorial e exames e, quando diagnosticado a catarata, submetidos à cirurgia. A clientela recebeu ainda o colírio para ser utilizado nos primeiros quinze dias do pós-operatório.

A Secretária de Saúde do município, Sheilla Brito, agradeceu o importante desempenho da Coordenadora da Atenção Básica Gilca Morais, na organização do Evento e disse que o Saúde em Movimento proporcionou um benefício muito grande para a população Abareense. “Oferecemos toda a estrutura necessária para viabilizar a realização das cirurgias e auxiliar a equipe técnica do Saúde em Movimento, proporcionando assim o melhor atendimento ao público beneficiado”. É uma satisfação participar desses programas que trazem benefícios a vida das pessoas, devolvendo a elas o prazer de viver, trabalhar, ler, executar tarefas simples, declarou a Secretária.










O MUNICÍPIO DE ABARÉ RECEBEU O PROJETO SAÚDE EM MOVIMENTO "OFTALMOLOGIA" NO ATENDIMENTO AOS ESCOLARES.








As Secretarias Municipais de Saúde e Educação de Abaré, em parceria com o a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, realizaram através do Projeto Saúde em Movimento “Oftalmologia” atendimento a educandos de todo o Município.
O Objetivo do Projeto foi atuar na identificação e na correção de problemas de visão dos educandos de escolas vinculadas ao Programa Saúde na Escola (PSE) e teve como público alvo os alunos com faixa etária de 07 a 14 anos, totalizando em média 200 consultas com a oferta de 106 óculos.

“O Projeto Saúde em Movimento “Oftalmologia” é um serviço itinerante de saúde que trouxe ótimos resultados, promovendo a Saúde Ocular e fortalecendo as ações de Saúde do nosso Município”, disse a Secretária de Saúde Sheilla Brito.