segunda-feira, 23 de junho de 2014

ABARÉ RECEBE VISITA DO COORDENADOR DO MAIS MÉDICOS


           No último dia 13 de junho, a Secretaria Municipal da Saúde de Abaré recebeu a visita do Coordenador do Mais Médicos na região.

 
           Foi a oportunidade para fazer um balanço do trabalho dos profissionais que estão atuando em Abaré. Para a Secretária Sheilla Brito o Mais Médicos está contribuindo bastante para o fortalecimento da Estratégia Saúde da Família.
 

GESTÃO FAZ REUNIÃO COM EQUIPE DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

          A gestão promoveu encontro com o Coordenador da Assistência Farmacêutica para tratar da reestruturação do setor e de qualificar o ciclo da assistência farmacêutica para dar retaguarda ao trabalho dos profissionais da saúde no que diz respeito a medicamentos.





          Foram discutidos vários assuntos, entre eles, responsabilidade sobre o trabalho, controle de estoque, sistema Hórus, etc.
          A Secretária Municipal da Saúde tem dado todo o apoio para o fortalecimento da assistência farmacêutica e menciona querer trabalhar para ampliar essas condições de trabalho.
ABARÉ EXECUTA PLANO PARA IMPLANTAR O E-SUS

          O e-SUS é uma das estratégias do Ministério da Saúde para desenvolver, reestruturar e garantir a integração desses sistemas, de modo a permitir um registro da situação de saúde individualizado por meio do Cartão Nacional de Saúde.

          O nome, e-SUS, faz referência a um SUS eletrônico, cujo objetivo é sobretudo facilitar e contribuir com a organização do trabalho dos profissionais de saúde, elemento decisivo para a qualidade da atenção à saúde prestada à população.
         O uso do e-SUS AB permitirá avaliar e acompanhar o processo de trabalho da Atenção Básica, possibilitando, por exemplo, pagamento por desempenho dos profissionais nos municípios. No território, fortalece os processos de Gestão do Cuidado dos usuários e facilita a busca de informações epidemiológicas de forma ágil, permitindo colocar em evidência problemas e características particulares de cada comunidade.

         Desde o mês de maio que a Secretária autorizou a Coordenação da Atenção Básica para criar e executar plano para implantação do E-SUS em Abaré. O plano foi construído com apoio do Consultor Alberto Malta Junior. De acordo com ele, Abaré tem amplas condições de implantar o sistema.
         Como parte do plano, a Coordenadora da Atenção Básica conduziu qualificação para profissionais da unidade que irão manipular o sistema.
 





           Outro aspecto que está sendo providenciado é o processo de licitação para aquisição de equipamentos. A expectativa é que até o final de 2014 todas as unidades estejam com o E-SUS funcionando.
            A perspectiva de implantação do E-SUS fortalece o município de Abaré quanto à qualificação do trabalho das equipes da Estratégia Saúde da Família e amplia a possibilidade de captar mais recursos junto ao Programa Nacional para Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica.


ABARÉ SAÚDA TODOS OS ENFERMEIROS POR SEU DIA


Em alusão ao Dia da Enfermagem comemorado em maio, a Secretaria Municipal da Saúde promoveu uma comemoração para homenagear os profissionais do município.







Estiveram presentes coordenadores e o Secretário de Administração, Delísio Oliveira que veio representando o prefeito da cidade.






 
 

FONOAUDIÓLOGA DO NASF PROMOVE AÇÃO NA USF SANTO ANTONIO FORTALECENDO A GESTAÇÃO

            A Fonoaudióloga do NASF promoveu encontro do grupo das gestantes para tratar sobre os benefícios da amamentação.



           Na ocasião a profissional enfatizou a importância da amamentação exclusiva tratando das suas vantagens para as futuras mães e seus filhos.


PSE E UNIDADE DO SANTO ANTÔNIO: JUNTOS CONTRA O HPV!
 
Foi realizada palestra educativa sobre HPV para os alunos do Colégio Estadual St.º Antônio de Abaré e esclarecimentos sobre o novo imunobiológico.  

 
Participaram da atividade 93 alunos e alguns pais destes convocados anteriormente pela direção do Colégio para a ação. Após a explanação pela Enf.ª Juliana, as meninas entre 11 e 13 anos foram imunizadas. À tarde foram vacinadas as alunas da Esc. Municipal Estevão Soares e retornamos ao colégio estadual para realizar busca das alunas do turno vespertino.

 
 
UNIDADE DO SANTO ANTÔNIO TENTA FAZER PRESTAÇÃO DE CONTAS COM A COMUNIDADE
 
 
          Como parte do fortalecimento de uma gestão participativa da unidade, a equipe do Santo Antônio tentou realizar uma prestação de contas com a comunidade. 

 
          Apesar de ter divulgado a atividade através dos Agentes Comunitários e na rádio da cidade, a população não compareceu ao evento. 
 
          Apenas uma pessoa se fez presente. É provável que a equipe tente fazer a atividade no futuro.
UNIDADE DO SANTO ANTÔNIO FORTALECE O PSE E PROMOVE APRESENTAÇÃO SOBRE GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
 
 
A unidade de Saúde da Família do Santo Antonio promoveu ação, dentro do plano do PSE, sobre gravidez na adolescência.
 
 
 
 

Participaram da atividade 143 alunos. A Enfermeira Juliana trabalhou o tema gravidez na adolescência esclarecendo sobre os métodos contraceptivos e informando sobre as DSTs.

 
Foram distribuídos panfletos sobre os assuntos abordados aos presentes além de camisinhas masculinas e femininas para aqueles que desejassem. Ainda contamos com o depoimento de uma aluna que foi mãe na adolescência. Embora acertado entre a coordenação da equipe da ESF e a direção da Escola um teatro de alunos relacionado ao tema não foi desenvolvido.

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA PROMOVE AÇÃO SOBRE SEXUALIDADE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA
 
A equipe do Santo Antonio em parceria com a Psicóloga do NASF realizou ação prevista pelo Programa Saúde na Escola (PSE), sobre sexualidade na infância e na adolescência  na Escola Municipal Estevão Soares em dois turnos.

 
No turno da manhã, horário com maior parte dos alunos menores de 10 anos, a Psicóloga Darla – NASF trabalhou o tema enfatizando principalmente o abuso sexual e alertando os menores para a existência deste. Contamos com a participação de 75 discentes neste horário.
 


 
No turno vespertino, quando os alunos já são adolescentes, a Psicóloga e a Enfª Juliana trabalharam o tema sexualidade abordando as mudanças corporais da puberdade e a gravidez em adolescentes. Contamos com a participação de 35 alunos à tarde. Embora tenha sido acertado entre a Enfª da USF e as Responsáveis pela Escola que os pais dos alunos seriam convidados a participar da ação, para esclarecer a estes com abordar o tema sexualidade junto a seus filhos, os convites a estes não foram feitos.

AGENTES COMUNITÁRIOS DA SAÚDE FALAM SOBRE SAÚDE AMBIENTAL PARA PACIENTES
 
As palestras foram realizadas pelos Agentes Comunitários da Saúde Airon, Elita, Rosa, Claudete e Adriana, sendo a primeira na equipe da ESF e as outras duas em microáreas rurais.



 
A equipe pretende sensibilizar a nossa população para a importância do consumo de água potável, do destino correto de lixo e dejetos humanos e sobre os riscos de intoxicação pelo manuseio incorreto de agrotóxicos sem equipamentos de proteção individual.

 
Importante mencionar que essa tarefa está dentro das ações previstas pela matriz de planejamento do PMAQ em Abaré.