quinta-feira, 28 de agosto de 2014

CULTURA DE PAZ FOI TEMA DE ENCONTRO ARTICULADO PELO PSE EM ABARÉ

No último dia 28.08.2014 aconteceu um encontro sobre cultura de paz no Centro Social em Abaré. O evento foi organizado pelo Programa Saúde na Escola (PSE) que articula representantes das Secretarias de Educação e Saúde de Abaré em torno de temas de interesse da comunidade.




 A Cultura de Paz está intrinsecamente relacionada à prevenção e à resolução  não-violenta dos conflitos. É uma cultura baseada em tolerância, solidariedade e  compartilhamento em base cotidiana, uma cultura que respeita todos os direitos  individuais - o princípio do pluralismo, que assegura e sustenta a liberdade de  opinião - e que se empenha em prevenir conflitos resolvendo-os em suas fontes,  que englobam novas ameaças não-militares para a paz e para a segurança como  exclusão, pobreza extrema e degradação ambiental. A Cultura de Paz procura  resolver os problemas por meio do diálogo, da negociação e da mediação, de  forma a tornar a guerra e a violência inviáveis. Veja mais sobre cultura de paz em: http://www.comitepaz.org.br/
 







O encontro representou uma oportunidade importante para a equipe da Nossa Senhora Aparecida e Santo Antônio para exercitar ações de cultura de paz para o seu território.



Alunos, professores, profissionais da saúde estiveram envolvidos em várias atividades, inclusive na exibição dos trabalhos feitos pelos escolares.

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

SECRETARIA DA SAÚDE DE ABARÉ PROMOVE MINICURSO PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DA SAÚDE


           No dia 31.07 a Secretaria Municipal da Saúde promoveu minicurso para Agentes Comunitários da Saúde (ACS) que tratou sobre o câncer de colo de útero. A palestrante Elainy Malta trouxe várias informações de atualização para os ACS. Elainy é Especialista e Mestre em Saúde da Família e tem vários trabalhos publicados sobre o assunto.




             De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o câncer do colo do útero, também chamado de cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos (chamados oncogênicos) do Papilomavírus Humano -  HPV. A infecção genital por este vírus é muito freqüente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, podem ocorrer alterações celulares que poderão evoluir para o câncer, Estas alterações das células são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolaou), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso é importante a  realização periódica deste exame.

          O evento promovido foi uma oportunidade para sensibilizar os ACS e fortalecer neles a proposta de multiplicação de informações sobre o assunto diante da comunidade feminina em Abaré.
           A gestão local da saúde entende que valorizar o trabalhador inclui promover educação permanente sobre temas pertinentes. Espera-se também que os conhecimentos veiculados sejam usados pelos ACS para beneficiar a comunidade.



sexta-feira, 1 de agosto de 2014

A Prefeitura Municipal de Abaré realiza a entrega de 106 óculos para alunos do Município através do Projeto Olhar Brasil.

A Prefeitura Municipal de Abaré, através das Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Administração realizou nesta Quinta – Feira (31.07.14) a entrega de 106 óculos aos alunos do Município. A iniciativa faz parte de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, Governos Estadual e Federal através do Projeto Olhar Brasil do Programa Saúde na Escola (PSE).
Os beneficiados já participaram anteriormente da primeira etapa onde foram realizados os diagnósticos primários.
Segundo a representante da SESAB a iniciativa é um marco da concretização da integralidade da atenção, com a dispensação dos óculos, encerrando um ciclo da necessidade de muitos alunos do Projeto Olhar Brasil, que apresentavam dificuldades por uma visão limitada para os estudos e ações diárias.
“Nosso objetivo é a redução da evasão escolar e da dificuldade de aprendizagem, bem como grandes limitações na qualidade de vida causadas pelas doenças que afetam a visão,” relatou a Coordenadora da Atenção Básica Gilca Moraes.
 O evento contou ainda com a presença do Prefeito Municipal Benedito Pedro da Cruz, o Diretor da 10ª DIRES Marcos Antônio e a Secretária de Educação Joseane Barbosa.