domingo, 1 de maio de 2016

AS ESFs REALIZARAM ATIVIDADE COMEMORATIVA REFERENTE AO DIA NACIONAL DE COMBATE A HIPERTENSÃO ARTERIAL. ESSA ATIVIDADE FOI COMO SALA DE ESPERA, , REALIZAMOS HGT EM TODOS OS PARTICIPANTES COM ORIENTAÇÕES ,AFERIÇÃO DE PRESSÃO ARTERIAL E ESCLARECIMETOS SOBRE A DOENÇÃ





Capacitação sobre a formação do grupo de Tabagismo. Os facilitadores Foram o farmacêutico Leonardo Carvalho E João Paulo ,Psicóloga do Nasf Taciany Barros e Assistente Social Carlos.






Dia 11 de abril foi dia do Grupo de Gestantes da USF Josino Soares da Silva ( Icozeira), com a fisioterapeuta Rybria Torres. As gestantes receberam orientações sobre auto massagem para alívio das dores lombares , alongamentos, exercícios respiratórios, postura e a importância da preparação para o parto normal e amamentação exclusiva até o sexto mês de vida do bebê. É o NASF ajudando a cuidar das mamães e crianças abareenses!






No dia 04 de Abril de 2016 a Nutricionista do Nasf Laiara Rios ministrou uma palestra (Sala de espera) na Unidade de Saúde da Família Josino Soares sobre Alimentação Saudável em comemoração ao dia Mundial da Saúde. Sabe-se que o consumo excessivo de calorias e uma oferta desequilibrada de nutrientes na alimentação estão associados a evolução de doenças crônicas como Hipertensão, doenças do coração além de uma maior frequência de obesidade e Diabetes. Pensando nisso e na realidade do distrito, foi abordado a importância da alimentação saudável, as escolhas alimentares, quantidades adequadas, ficando claro que o consumo equilibrado de alimentos é um dos principais pilares para uma boa saúde.




"Educação permanente em saúde’ precisa ser entendida, ao mesmo tempo, como uma ‘prática de ensino-aprendizagem’ e como uma ‘política de educação na saúde. " Para estimular o aprendizado e a troca de saberes, mensalmente acontecem atividades de Educação Permanente nas USF. Hoje (dia 14/04/16), a fisioterapeuta do NASF Rybria Torres realizou uma atividade com o tema Acidente Vascular Cerebral (AVC). Parabéns à equipe da USF Santo Antônio pela interação e participatividade!





Grupo de gestantes da USF Umbuzeiro, no dia 05 de abril foi realizada uma atividade educativa e de prática corporal com a fisioterapeuta Rybria Torres, sobre respiração, postura na gestação e a importância dos alongamentos e fortalecimento, além de abordar sobre parto normal e amamentação. O Assistente Social Carlinhos Abaré também participou do grupo, numa roda de conversa sobre direitos das gestantes. Todas muito participativas, na promoção de uma gestação saudável.






Educação Permanente Contínua com os Profissionais de Saúde a equipe da USF Umbuzeiro recebeu a fisioterapeuta Rybria Torres para o Grupo Cuidando do Cuidador, onde foram realizadas orientações e prática de alongamentos com Bola Suiça. Todos receberam um folder explicativo sobre exercícios que podem ser feitos em pausas de trabalho na Unidade.Momento de relaxamento e descontração para todos os profissionais!





O Nasf Abare apoia o Grupo de Idosos do Cras Abaré, por isso na tarde do dia 06 de abril a fisioterapeuta Rybria Torres levou uma Atividade educativa sobre Prevenção de quedas em idosos e sobre a importância da prática de atividades físicas para o envelhecimento saudável. Numa roda animada,relataram experiências sobre o tema, alongaram e até dançaram.Parabéns a todos envolvidos!! "Saber envelhecer é a obra- prima da sabedoria e um dos capítulos mais difíceis na grande arte de viver" (Hermann Mellvile)














Dia 30 de Abril Dia D ,Campanha de Vacinação contra influenza nas Unidades de Saúde São José ,Irmã Dulce, Santo Antônio e Nossa Senhora Aparecida