segunda-feira, 23 de junho de 2014

ABARÉ EXECUTA PLANO PARA IMPLANTAR O E-SUS

          O e-SUS é uma das estratégias do Ministério da Saúde para desenvolver, reestruturar e garantir a integração desses sistemas, de modo a permitir um registro da situação de saúde individualizado por meio do Cartão Nacional de Saúde.

          O nome, e-SUS, faz referência a um SUS eletrônico, cujo objetivo é sobretudo facilitar e contribuir com a organização do trabalho dos profissionais de saúde, elemento decisivo para a qualidade da atenção à saúde prestada à população.
         O uso do e-SUS AB permitirá avaliar e acompanhar o processo de trabalho da Atenção Básica, possibilitando, por exemplo, pagamento por desempenho dos profissionais nos municípios. No território, fortalece os processos de Gestão do Cuidado dos usuários e facilita a busca de informações epidemiológicas de forma ágil, permitindo colocar em evidência problemas e características particulares de cada comunidade.

         Desde o mês de maio que a Secretária autorizou a Coordenação da Atenção Básica para criar e executar plano para implantação do E-SUS em Abaré. O plano foi construído com apoio do Consultor Alberto Malta Junior. De acordo com ele, Abaré tem amplas condições de implantar o sistema.
         Como parte do plano, a Coordenadora da Atenção Básica conduziu qualificação para profissionais da unidade que irão manipular o sistema.
 





           Outro aspecto que está sendo providenciado é o processo de licitação para aquisição de equipamentos. A expectativa é que até o final de 2014 todas as unidades estejam com o E-SUS funcionando.
            A perspectiva de implantação do E-SUS fortalece o município de Abaré quanto à qualificação do trabalho das equipes da Estratégia Saúde da Família e amplia a possibilidade de captar mais recursos junto ao Programa Nacional para Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário