quarta-feira, 18 de abril de 2012

EQUIPES SÃO VISITADAS E DISCUTEM EXECUÇÃO DA AMAQ



02 a 13.04.2012 A Secretária Municipal da Saúde Suênia Maciel e a Coordenadora da Atenção Básica fizeram visita às unidades participantes do PMAQ nestas últimas duas semanas. O objetivo é visitar cada equipe e esclarecer questões sobre o PMAQ e o AMAQ, documento de autoavaliação para as equipes. As equipes escolhidas para o PMAQ foram: ESF São José, Umbuzeiro, Irmã Dulce e Pambu.

De acordo com o Ministério da Saúde, a autoavalição no âmbito do PMAQ-AB é percebida como o ponto de partida da melhoria da qualidade dos serviços, pois entende-se que processos autoavaliativos comprometidos com a melhoria contínua da qualidade poderão potencializar outras estratégias da fase de desenvolvimento do PMAQ-AB.


Acredita-se que por meio da reflexão dos sujeitos e grupos implicados é possível fomentar a autoanálise, a autogestão, a identificação dos problemas, bem como a formulação das estratégias de intervenção para melhoria dos serviços e das relações, atuando como um dispositivo indutor da reorganização do trabalho das equipes de Atenção Básica e da gestão municipal de saúde.

Este aplicativo foi criado na para facilitar a utilização do instrumento– AMAQ- AB, tendo como objetivos principais:
1) Auxiliar no registro dos resultados da autoavaliação realizada com auxílio do AMAQ – AB;
2) Possibilitar a classificação de Dimensões e Subdimensões a partir das respostas inseridas no aplicativo;
3) Facilitar o monitoramento das autoavaliações por meio do registro no aplicativo.
4) Possibilitar a comprovação da implementação de Processos Autoavaliativos na Atenção Básica, compondo 10% da nota de certificação da equipe no âmbito do “Saúde mais Perto de Você – Acesso e Qualidade” – PMAQ.

As quatro equipes em Abaré, selecionadas pelo PMAQ, foram visitadas e receberam orientações específicas para preenchimento do Manual. Todas as equipes receberam um prazo para preenchimento da AMAQ.




De acordo com a Coordenadora da Atenção Básica, Sheilla Brito,  é preciso avançar agora porque existe uma matriz de intervenção que será construída.


A perspectiva da Coordenadora é que a AMAQ seja preenchida e alimentada no sistema antes do dia 30 de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário