segunda-feira, 30 de abril de 2012

SISTEMA COM DADOS DA AMAQ ESTÁ PREENCHIDO


30.04.2012 Conforme prometido, o município de Abaré finalizou o preenchimento da AMAQ no sistema on-line disponibilizado pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o Ministério da Saúde, o aplicativo foi criado na para facilitar a utilização do instrumento– AMAQ- AB, tendo como objetivos principais:
  • Auxiliar no registro dos resultados da autoavaliação realizada com auxílio do AMAQ – AB;
  • Possibilitar a classificação de Dimensões e Subdimensões a partir das respostas inseridas no aplicativo;
  • Facilitar o monitoramento das autoavaliações por meio do registro no aplicativo.
  • Possibilitar a comprovação da implementação de Processos Autoavaliativos na Atenção Básica, compondo 10% da nota de certificação da equipe no âmbito do “Saúde mais Perto de Você – Acesso e Qualidade” – PMAQ.
O resultado da avaliação mostrou várias fragilidades no funcionamento das equipes. Essas fragilidades são oriundas de um processo histórico de insuficiência de recursos para o Saúde da Família, afirma Alberto Malta Junior, consultor do município. A insuficiência de recursos pode ser vista por exemplo no custeio da equipe: há estudos mostrando que uma unidade pode custar até 30 mil reais. Se for contabilizado isso, em Abaré, a gestão tem custeado aproximadamente 20 mil reais; o problema é que são oito unidades para serem mantidas em um município com poucos recursos. Por outro lado, o Prefeito Delísio Oliveira da Silva se diz um defensor da Atenção Básica como estratégia para combater as principais enfermidades que afetam uma comunidade. A gestão atual tem buscado então manter as unidades, apesar de todas as dificuldades.

De qualquer forma, a AMAQ pode representar um "divisor de águas" enquanto instrumento a favorecer a construção que favorece a gestão por resultados. A partir de agora, a gestão local  e as equipes têm um motivo a mais para buscar alcançar melhores indicadores.

Após o preenchimento do instrumento a Secretária Municipal da Saúde, Suênia Maciel promete mobilizar as equipes para fazer uma apresentação sobre os resultados obtidos e construir uma matriz de intervenção para buscar metas que melhorem o resultado da primeira avaliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário