quinta-feira, 19 de abril de 2012

PMAQ É APRESENTADO EM REUNIÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DA SAÚDE


19.04.2012 Aconteceu nesta manhã a reunião do Conselho Municipal da Saúde em Abaré. Uma das pautas inclusas foi o esclarecimento sobre o PMAQ e seus objetivos. Todos os Conselheiros reagiram positivamente ao Programa e prometeram apoiar as ações.

A equipe da SMS de Abaré entende que o espaço das reuniões do CMS é para ser utilizado como uma outra maneira de registrar e acompanhar as ações do PMAQ no município.

Outra justificativa para apresentar o PMAQ em reunião do CMS é contribuir para fortalecimento da participação social no Sistema Único de Saúde (SUS).



Durante a reunião, registrou-se em ata uma decisão do CMS que terá impacto direto na execução do PMAQ: a aprovação da implantação do NASF tipo II em Abaré. O Núcleo de Apoio ao Saúde da Família foi estabelecido em 2008 e representa uma importante estratégia para o PMAQ no que diz respeito à formação de Grupos de Apoio Institucional. Com o início do funcionamento do NASF, as equipes poderão planejar e executar ações estratégicas  a serem desenvolvidas com vistas a melhorar a qualidade do atendimento pela Estratégia Saúde da Família.

A reunião contou ainda com o Consultor Alberto Malta Junior que explicou para os Conselheiros sobre o PMAQ e seus objetivos. Na oportunidade ele apresentou o caderno do AMAQ que é destinado a fazer autoavaliação das equipes em Abaré.

Nenhum comentário:

Postar um comentário