segunda-feira, 30 de abril de 2012

DOCUMENTO QUE ORIENTA AVALIAÇÃO EXTERNA É PUBLICADO


 30.04.2012 O Departamento de Atenção Básica disponibilizou o Documento Síntese para Avaliação Externa que apresenta as dimensões de analise para a avaliação externa e a lista de documentos que serão verificadas pelas equipes de avaliação externa.

Em breve os gestores poderão solicitar da Avaliação Externa para as equipes de atenção básica utilizando do Sistema do PMAQ.

As equipes então devem acessar o link http://dab.saude.gov.br/sistemas/pmaq/documentos.php e baixar o documento para leitura.

SISTEMA COM DADOS DA AMAQ ESTÁ PREENCHIDO


30.04.2012 Conforme prometido, o município de Abaré finalizou o preenchimento da AMAQ no sistema on-line disponibilizado pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o Ministério da Saúde, o aplicativo foi criado na para facilitar a utilização do instrumento– AMAQ- AB, tendo como objetivos principais:
  • Auxiliar no registro dos resultados da autoavaliação realizada com auxílio do AMAQ – AB;
  • Possibilitar a classificação de Dimensões e Subdimensões a partir das respostas inseridas no aplicativo;
  • Facilitar o monitoramento das autoavaliações por meio do registro no aplicativo.
  • Possibilitar a comprovação da implementação de Processos Autoavaliativos na Atenção Básica, compondo 10% da nota de certificação da equipe no âmbito do “Saúde mais Perto de Você – Acesso e Qualidade” – PMAQ.
O resultado da avaliação mostrou várias fragilidades no funcionamento das equipes. Essas fragilidades são oriundas de um processo histórico de insuficiência de recursos para o Saúde da Família, afirma Alberto Malta Junior, consultor do município. A insuficiência de recursos pode ser vista por exemplo no custeio da equipe: há estudos mostrando que uma unidade pode custar até 30 mil reais. Se for contabilizado isso, em Abaré, a gestão tem custeado aproximadamente 20 mil reais; o problema é que são oito unidades para serem mantidas em um município com poucos recursos. Por outro lado, o Prefeito Delísio Oliveira da Silva se diz um defensor da Atenção Básica como estratégia para combater as principais enfermidades que afetam uma comunidade. A gestão atual tem buscado então manter as unidades, apesar de todas as dificuldades.

De qualquer forma, a AMAQ pode representar um "divisor de águas" enquanto instrumento a favorecer a construção que favorece a gestão por resultados. A partir de agora, a gestão local  e as equipes têm um motivo a mais para buscar alcançar melhores indicadores.

Após o preenchimento do instrumento a Secretária Municipal da Saúde, Suênia Maciel promete mobilizar as equipes para fazer uma apresentação sobre os resultados obtidos e construir uma matriz de intervenção para buscar metas que melhorem o resultado da primeira avaliação.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

PMAQ É APRESENTADO EM REUNIÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DA SAÚDE


19.04.2012 Aconteceu nesta manhã a reunião do Conselho Municipal da Saúde em Abaré. Uma das pautas inclusas foi o esclarecimento sobre o PMAQ e seus objetivos. Todos os Conselheiros reagiram positivamente ao Programa e prometeram apoiar as ações.

A equipe da SMS de Abaré entende que o espaço das reuniões do CMS é para ser utilizado como uma outra maneira de registrar e acompanhar as ações do PMAQ no município.

Outra justificativa para apresentar o PMAQ em reunião do CMS é contribuir para fortalecimento da participação social no Sistema Único de Saúde (SUS).



Durante a reunião, registrou-se em ata uma decisão do CMS que terá impacto direto na execução do PMAQ: a aprovação da implantação do NASF tipo II em Abaré. O Núcleo de Apoio ao Saúde da Família foi estabelecido em 2008 e representa uma importante estratégia para o PMAQ no que diz respeito à formação de Grupos de Apoio Institucional. Com o início do funcionamento do NASF, as equipes poderão planejar e executar ações estratégicas  a serem desenvolvidas com vistas a melhorar a qualidade do atendimento pela Estratégia Saúde da Família.

A reunião contou ainda com o Consultor Alberto Malta Junior que explicou para os Conselheiros sobre o PMAQ e seus objetivos. Na oportunidade ele apresentou o caderno do AMAQ que é destinado a fazer autoavaliação das equipes em Abaré.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

PREFEITO APOIA A EXECUÇÃO DO PMAQ EM ABARÉ


17.04.2012 O Prefeito de Abaré, Sr. Delísio Oliveira da Silva, recebeu visita nesta manhã da Secretária Municipal da Saúde, Suênia Maciel, da Coordenadora da Atenção Básica Sheilla Brito e do Consultor Alberto Malta Junior. O Prefeito reafirmou o apoio às equipes e mencionou que vai acompanhar todas as ações das equipes a partir do blog.

A ideia da construção do blog é justamente de permitir o acesso ao que está sendo feito, afirma o Consultor Alberto Malta Junior: "A proposta foi criar uma ferramenta para não apenas o Prefeito e a Secretária acompanhar, mas toda a sociedade."

EQUIPES ENTREGAM AMAQ COM 1a AVALIAÇÃO



16.04.2012 Seguindo recomendações anteriores, as equipes envolvidas no PMAQ em Abaré entregaram o manual da AMAQ (Autoavaliação para Melhoria da Qualidade) preenchido.

A perspectiva agora é que a coordenação faça a consolidação dos dados para construir as matrizes de intervenção. O Sistema do AMAQ já está disponível no site do Departamento da Atenção Básica.

Após a consolidação dos dados a Coordenadora afirma que vai alimentar o sistema e começar a visita junto às unidades para discutir sobre as intervenções.

EQUIPES SÃO VISITADAS E DISCUTEM EXECUÇÃO DA AMAQ



02 a 13.04.2012 A Secretária Municipal da Saúde Suênia Maciel e a Coordenadora da Atenção Básica fizeram visita às unidades participantes do PMAQ nestas últimas duas semanas. O objetivo é visitar cada equipe e esclarecer questões sobre o PMAQ e o AMAQ, documento de autoavaliação para as equipes. As equipes escolhidas para o PMAQ foram: ESF São José, Umbuzeiro, Irmã Dulce e Pambu.

De acordo com o Ministério da Saúde, a autoavalição no âmbito do PMAQ-AB é percebida como o ponto de partida da melhoria da qualidade dos serviços, pois entende-se que processos autoavaliativos comprometidos com a melhoria contínua da qualidade poderão potencializar outras estratégias da fase de desenvolvimento do PMAQ-AB.


Acredita-se que por meio da reflexão dos sujeitos e grupos implicados é possível fomentar a autoanálise, a autogestão, a identificação dos problemas, bem como a formulação das estratégias de intervenção para melhoria dos serviços e das relações, atuando como um dispositivo indutor da reorganização do trabalho das equipes de Atenção Básica e da gestão municipal de saúde.

Este aplicativo foi criado na para facilitar a utilização do instrumento– AMAQ- AB, tendo como objetivos principais:
1) Auxiliar no registro dos resultados da autoavaliação realizada com auxílio do AMAQ – AB;
2) Possibilitar a classificação de Dimensões e Subdimensões a partir das respostas inseridas no aplicativo;
3) Facilitar o monitoramento das autoavaliações por meio do registro no aplicativo.
4) Possibilitar a comprovação da implementação de Processos Autoavaliativos na Atenção Básica, compondo 10% da nota de certificação da equipe no âmbito do “Saúde mais Perto de Você – Acesso e Qualidade” – PMAQ.

As quatro equipes em Abaré, selecionadas pelo PMAQ, foram visitadas e receberam orientações específicas para preenchimento do Manual. Todas as equipes receberam um prazo para preenchimento da AMAQ.




De acordo com a Coordenadora da Atenção Básica, Sheilla Brito,  é preciso avançar agora porque existe uma matriz de intervenção que será construída.


A perspectiva da Coordenadora é que a AMAQ seja preenchida e alimentada no sistema antes do dia 30 de abril.

PROFISSIONAIS DE ABARÉ PARTICIPAM DE VIDEOCONFERÊNCIA



22.03.2012 Conforme anunciado, aconteceu no último dia 19.03.2012 a II Videoconferência sobre o PMAQ. De acordo com Sheilla Brito, Coordenadora da Atenção Básica em Abaré o evento esclareceu algumas dúvidas e contribuiu para o engajamento da equipe.


As equipes do PMAQ em Abaré serão visitadas nos próximos dias para receber o manual da AMAQ e orientações gerais sobre o Programa.



SECRETARIA DA SAÚDE PROMOVE VIDEO CONFERÊNCIA SOBRE PMAQ


14.03.2012 A equipe da SMS de Abaré detectou no site do COSEMS-BA que haverá II Videoconferência sobre o PMAQ – Fase de Desenvolvimento e Avaliação Esxterna. A transmissão da videoconferência será através dos pontos do Instituto Anísio Teixeira, montados nas Diretorias Regionais de Educação.

De acordo com o site do COSEMS, essa videoconferência pretende reunir gestores municipais e regionais para discutir as estratégias de implantação do Apoio Institucional Municipal.

A equipe em Abaré já foi mobilizada e deve participar do evento.

Fonte: http://www.cosemsbahia.com.br/?pagina=noticia&codNoticia=1747

ABARÉ INICIA PMAQ



13.03.2012 O município de Abaré iniciou a execução do PMAQ - Programa de Melhoria do Acesso
e da Qualidade da Atenção Básica no mês de março.

O município recebeu orientações gerais em reunião da Diretoria Regional de Saúde. Depois disso promoveu um encontro na Secretaria Municipal da Saúde para discutir o Programa  com as equipes selecionadas.

O Prefeito de Abaré, Sr. Delísio Oliveira da Silva recebeu orientações gerais sobre o Programa e dará todo o apoio para as equipes e o desenvolvimento do Programa.

As equipes serão visitadas pela Secretária Municipal da Saúde e Coordenadora da Atenção Básica e rceberão material para fazer uma autoavaliação.

O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica é um Programa que procura induzir a instituição de processos que ampliem a capacidade das gestões federal, estaduais e municipais, além das Equipes de Atenção Básica, em ofertarem serviços que assegurem maior acesso e qualidade, de acordo com as necessidades concretas da população. O Programa busca induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica, com garantia de um padrão de qualidade comparável nacional, regional e localmente de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde em todo o Brasil. O PMAQ está organizado em quatro fases que se complementam e que conformam um ciclo continuo de melhoria do acesso e da qualidade da AB (Adesão e Contratualização; Desenvolvimento; Avaliação Externa; e Recontratualização).

A primeira fase do PMAQ consiste na etapa formal de adesão ao Programa, mediante a contratualização de compromissos e indicadores a serem firmados entre as Equipes de Atenção Básica com os gestores municipais, e destes com o Ministério da Saúde num processo que envolve pactuação local, regional e estadual e a participação do controle social.

A segunda fase consiste na etapa de desenvolvimento do conjunto de ações que serão empreendidas pelas Equipes de Atenção Básica, pelas gestões municipais e estaduais e pelo Ministério da Saúde, com o intuito de promover os movimentos de mudança da gestão, do cuidado e da gestão do cuidado que produzirão a melhoria do acesso e da qualidade da Atenção Básica. Esta fase está organizada em quatro dimensões (Autoavaliação; Monitoramento; Educação Permanente; e Apoio Institucional).

A terceira fase consiste na avaliação externa que será a fase em que se realizará um conjunto de ações que averiguará as condições de acesso e de qualidade da totalidade de municípios e Equipes da Atenção Básica participantes do Programa.

Fonte:  http://dab.saude.gov.br/sistemas/Pmaq/